SOS CRISE - Quero ter estilo gastando pouco - PT. 2 conhecendo você!

Seguindo na mesma série do SOS CRISE, eis que trago o manual que antecede as compras. Sim porque para gastar pouco não basta calçar os chinelos e ir sambar na feirinha da madrugada, tem que ter auto conhecimento do seu corpo, estilo e guarda-roupa (closet para nós que somos finas!)
Se você não viu a Parte I clica aqui!!

Não tenho brusinhas pra sair...

Então bora descobrir, afinal, é isso que nos auxiliara a comprar as peças certeiras para usar e ter estilo.

Tipos de corpo:
Sempre tem um jeito de realçar tudo que já existe de lindo no seu corpo. Nenhum corpo é feio, nenhum corpo tem defeitos, ok? Eu achei uma tabela que resume como realçar ou equilibrar melhor usando peças adequadas.


Conhecendo seu estilo:
Eu já dei essa dica nesse post [veja aqui] . Seu estilo deve coincidir com o (s) lugares que você frequenta. E ele pode te acompanhar desde que haja coerência.
O seu guarda-roupa tem muito a dizer sobre isso: a maior parte dele é composta por peças que chamam sua atenção. Analise-as e tente descobrir: mais descolada, mais casual, mais social... e quais eu realmente uso? Faça esse refinamento e anote: você vai em busca de peças no seu estilo e que se adequem a cada lugar que você vai.

Porque se não for pra sair vestindo um look lacrador nem saímos né, mores?

Anote essas dicas:
Antes de ir as compras se atente as peças que você já tem para não repetir a mesma dose: aproveite e faça uma limpa – peças que podem ser vendidas ou trocadas em brechós – peças que podem ser doadas – peças que devem ser descartadas (NUNCA, JAMAIS, NEVER jogue roupas diretamente no lixo comum, veja a possibilidade de descartar apropriadamente ou deixar em fábricas ou artesãs que reutilizem como retalho);

Conheça seu verdadeiro estilo e peças que você realmente usa – não adianta comprar aquela peça que você não sabe onde ou quando vai usar só porque ela está em promoção.
Faça uma lista das peças que você precisa e para que precisa, e escreva quais peças você já tem que irão compor seu look no final. Exemplo: preciso de uma blusa ombro a ombro branca. Já tenho infinitas peças que poderão compor um look com ela: calça jeans preta, bota cano curto, rasteirinha, saia lapís midi, saia evasê. Uma peça que preciso vai calhar com outras que já tenho, e por ai vai.

Comece a buscar inspirações: o Pinterest é um verdadeiro closet paralelo. Nesse post citei que criei uma pasta nomeada assim para ter como inspiração. Você pode fazer o mesmo. Mas caso prefira, passe a montar os looks antes – eu normalmente busco a inspiração e deixo os 5 looks da semana já prontos – acordei é só vestir.

Gostaram? No próximo post vamos a 3ª fase da operação: pesquisar e planejar!

Um comentário :

  1. Que ótimas dicas Palomas, assim podemos comprar consciente e ter peças que podemos usar muitas vezes montando diversos look!!!
    Beijos

    http://www.silalmeida.com

    ResponderExcluir